"SE A CURIOSIDADE AQUI TE CONDUZIU, BENDITA CURIOSIDADE, QUE TE FARÁ UM DIA, UM OBREIRO DO SENHOR"
O ritual de fechamento do corpo é uma prática que pode ser vista em diferentes religiões praticadas pelo Brasil. O candomblé, a umbanda e até mesmo o catolicismo de algumas partes do país têm orações e rituais para a proteção do corpo físico e espiritual. Em todas as três, essas práticas são chamadas de rituais de fechamento de corpo.
Na Umbanda, esses rituais são feitos na Sexta-feira Santa que antecede o domingo de páscoa. Os rituais são feitos nos terreiros e envolvem práticas diferentes em cada uma das religiões.
O ritual de fechamento de corpo, como o próprio nome diz tem a intenção de fechar, bloquear e dificultar que qualquer negatividade mais forte tenha acesso ao corpo espiritual e físico para nos defender de doenças, de acidentes e livramento contra armas e fatalidades diversas.
A frase "eu tenho o corpo fechado" não quer dizer que a pessoa virou o super-homem, que você pode levar um tiro que nada vai acontecer.
O rito de fechamento de corpo é praticado dentro dos terreiros mais tradicionais, é uma cultura antiga, e alguns hoje em dia, não tem o costume da realização desta prática e outros nem conhecem ou apenas já ouviram falar.