"SE A CURIOSIDADE AQUI TE CONDUZIU, BENDITA CURIOSIDADE, QUE TE FARÁ UM DIA, UM OBREIRO DO SENHOR"
A noite de terça-feira, 02 de setembro de 2014, foi uma noite muito especial para o Centro Espírita Urubatan que comemorou seu aniversário de fundação em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo. Localizado no bairro da Lapa/SP, dirigido pela Mãe Mariusa de Iemanjá e pelo Pai João de Ogum, o Centro Espirita Urubatan é um dos mais antigos do Brasil, e levou para sua justa homenagem muitos outros sacerdotes religiosos.
Esteve presente também no evento a Banda da Policia Militar do Estado de São Paulo que fez a abertura da solenidade com a execução do Hino Nacional Brasileiro.
Por iniciativa do Vereador Floriano Pesaro, a entidade religiosa recebeu uma Salva de
Prata em comemoração aos seus 73 anos de fundação, além de todas as
homenagens prestadas às pessoas que construíram a história do Centro Espírita
Urubatan, também assistimos as apresentações das Curimbas: Curimba Mirim do
CEU, Curimba Tradição do CEU e Curimba Nostalgia de Umbanda.
O Vereador Floriano Pesaro em sua fala de encerramento da Sessão Solene, lembrou
com muita propriedade, as dificuldades e a intolerância religiosa sofrida pela
Umbanda desde a sua fundação em 15/11/1908 até os dias de hoje e destacou a luta de nossos baluartes para o crescimento da Umbanda, religião genuinamente brasileira.
Destacamos as personalidades religiosas presentes no evento: Pai Armando de
Ogum, Mãe Cássia e Pai Murilo de Ogum, Sr. Jorge Bargas, Pai Maurício de Xangô,
Pai Gilmar, Mãe Amélia, Pai Rafael de Oxóssi, Pai Ronald de Xangô e Pai Engels de
Xangô.
Contamos também a presença do Secretário da Promoção da Igualdade Racial - Senhor Antônio da Silva Pinto, do candidato a deputado estadual Sr. Cássio
Rodrigo, Jornal Umbanda Brasil, Jornal Aldeia de Caboclos e a Rádio Web
Sensorial.
O Vereador Floriano Pesaro entrega Salva de Prata em comemoração ao 73° aniversário de Fundação do CEU e placas de justa homenagem a seus dirigentes Mãe Mariusa de Iemanjá e Pai João de Ogum.
Parabéns Centro Espírita Urubatan por mais esta conquista.
Clique no link abaixo e ouça a reportagem!
Os Correios realizaram nesta quinta (15) o lançamento do selo especial Umbanda - Sincretismo Religioso Brasileiro, durante sessão solene em homenagem à Umbanda, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A cerimônia ocorreu no Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, com a presença do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, de deputados, além de líderes religiosos.
O Centro Espírita Urubatan, através de seu Presidente Pai João D'Ogum, se fez presente nesta justa homenagem a Umbanda e a seu fundador Zélio Fernandino de Morais.
Disse Pai João - "esta justa homenagem é na realidade uma chave que irá abrir muitas portas para Religião Brasileira de Umbanda. Muito temos que lutar pelo nossos direitos e este selo será um marco para o povo da Umbanda. Hoje estou mais feliz e orgulhoso da minha Religião, nós temos história, temos fundamento, temos gente de bem trabalhando para o bem e isso foi comprovado com o lançamento deste selo. Salve a Umbanda, sua benção Pai Zélio de Moraes.
O selo, sobre um fundo vermelho, focaliza a imagem do fundador da Umbanda, Zélio Fernandino de Moraes, representado por uma pintura, de autoria do artista Claudio Gianfardoni. Para a representação dos fundamentos da Umbanda, o selo destaca, também, dois atabaques, instrumento musical utilizado na prática dos rituais de Umbanda e o símbolo oficial dessa religião, reforçando a sua abrangência nacional. Na parte inferior do selo, encontra-se uma faixa verde sobre a qual se lê o título da emissão: “Umbanda – Sincretismo Religioso Brasileiro”, em letras amarelas, conjunto que nos reporta à brasilidade da Umbanda e à sua presença em todo o País. A técnica utilizada foi desenho digital.
Detalhes Técnicos
Edital nº 9
Artista: Lidia M. H. Neiva
Pintura: Cláudio Gianfardoni
Processo de Impressão: Ofsete
Folha: 30 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: 1º Porte Carta Comercial
Tiragem: 600.000 selos
Área de desenho: 40mm x 30mm
Dimensões do selo: 40mm x 30mm
Picotagem: 11,5 x 12
Data de emissão: 13/5/2014
Locais de lançamento: Brasília/DF, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2017.
Por meio desse voto de Júbilo e congratuações , eu Floriano Pesaro, tomo a iniciativa de prestar esta homenagem em nome de todos os vereadores dessa Casa Legislativa, enviando meus votos de congratulações.
Homenagear o Centro Espírita Urubatan justifica-se pela entidade prestar relevantes serviços à sociedade e à cidade de São Paulo, com uma administraçãos séria e preocupada, promovendo a prática da caridade, beneficência moral e apoio espiritual, sem distinção de raça, orientação sexual, cor, nacionalidade ou religião, tornando-se assim, um exemplo de dedicação e emprenho.
Veja a reportagem feita pelo Jornal Aldeia de Caboclo.
Por Bruno Fischer Dimarch
Quando se pensa em sincretismo geralmente atribuímos este a um processo de confluência de duas religiões. Na Umbanda esse pensamento parece confirmado na identificação de santos católicos e Jesus Cristo com orixás das religiões africanas. Todavia, os elementos agregados nesta religião são ainda maiores.
Como complemento às Leis 10.639 e 11.645 que dispõem sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, o cmais+ educação traz um breve panorama de uma religião nascida no Brasil.
Por Ludmila Pilipavicius
A emoção marcou o primeiro dia dos Festejos de Iemanjá, sábado (1), na praia do Bairro Mirim, próximo à estátua de Iemanjá, em Praia Grande. Procissão, rituais e orações foram realizados durante todo o dia, mas o ponto alto aconteceu após a abertura oficial, com uma grande roda de cânticos apresentando as entidades participantes. O evento prossegue neste domingo (2) e no próximo final de semana (8 e 9).
A festa é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e realizada por adeptos dos Cultos de Matrizes Africanas, Espíritas, Espiritualistas e Umbandistas, assim como demais fiéis e simpatizantes da rainha do mar.
Segundo o presidente da Federação Espírita dos Cultos Afro Descendentes de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo Estrela do Mar (FEUCEM), Reginaldo Nunes, a procissão é uma manifestação em nome da paz e do respeito ao próximo. “É a primeira vez que realizaremos algo assim dentro dos Festejos, em Praia Grande. Nossa ideia é reunir não somente religiosos, mas também simpatizantes, ateus e interessados em conhecer mais sobre as tradições”, afirmou.
A procissão contará com trio elétrico, com a imagem que seguirá pela faixa de areia da altura do quiosque número 100 e segue com os fiéis até a estátua de Iemanjá. De acordo com o presidente da FEUCEM, cerca de 3 mil bandeirinhas brancas serão entregues aos participantes. “Queremos promover o respeito mútuo. Todos entoaremos cânticos e pediremos paz”, explicou.
Por volta das 18 horas, uma procissão com a imagem de Iemanjá chegou ao local de maior concentração da festa. Bandeirinhas brancas foram distribuídas e uma grande roda se formou com os religiosos cantando e pedindo paz. Pai Élcio de Oxalá "A voz da Umbanda" foi o responsável pelos cântigos.
A festa também atrai curiosos de outras religiões. O casal Otávio Borges de Oliveira, 68, e Geni Scatolini de Oliveira, 63, vieram passar o final de semana na Cidade e souberam da festa por acaso. “Somos católicos, mas viemos conhecer um pouco da Umbanda também. Está tudo muito bonito, interessante e organizado”.
Já a estudante Vanderleia Barbosa da Costa, 27, moradora de São Vicente, buscava informações para seu trabalho de conclusão de curso da faculdade de Turismo. Afirmando não ter religião definida, mas acreditar apenas em Deus, disse que a festa é uma oportunidade de se conhecer outras culturas. “A Cidade está de parabéns por realizar um evento assim e mostrar que há espaço pra todas as culturas e religiões”.
Mãe Mariusa de Yemanjá - Diretora Espiritual do Centro Espírita Urubatan, estava presente no evento, acompanhada pelo presidente de seu Templo Pai João D'Ogum, pelo Ogã Marco Antônio (Marrom) e pelo Vereador da cidade de São Paulo Floriano Pesaro (PSDB).
Para ver o álbum de fotos ou a reportagem do evento, click nos links abaixo:
A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta quarta-feira sessão solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra. No evento, tiveram destaque personalidades reconhecidas por seus trabalhos em prol da igualdade racial e valorização da cultura negra.
Além da execução do Hino Nacional, realizada pelo Pai Élcio de Oxalá, os participantes acompanharam o Hino da Negritude, interpretado à capela pelo Maestro Casemiro.
Receberam homenagem Pai Élcio de Oxalá, Voz da Umbanda;
Antonio Pereira da Silva Neto, da escola de samba Camisa Verde e Branco;
Padre Jose Enes de Jesus, Presidente do Instituto Negro Padre Batista;
Marco Antonio Pelegrinni, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Centro Espírita Urubatan também recebeu menção honrosa em referência aos 104 anos da Umbanda no Brasil.
Representado na Solenidade pela sua Diretora Espiritual Mãe Mariusa de Yemanjá, que completou em setembro/2012, quarenta e três (43) anos de trabalhos caritativos dentro da Seara de Umbanda.
"Agradeço a Câmara Municipal de São Paulo e ao Excelentíssimo Vereador Floriano Pesaro, pela iniciativa de homenagear em Sessão Solene o Dia da Conciência Negra e pela Menção Honrosa em comemorações aos 104 anos da Umbanda, completados em 15 de novembro de 2012", disse Mãe Mariusa de yemanjá.
“Essa é uma homenagem, em primeiro lugar, aos direitos humanos. Reafirmação da coexistência pacífica entre os povos, gêneros, raças. Homenagear o Dia da Consciência Negra ou reunir aqui, em torno desse dia, as mais diversas correntes de defesa dos direitos humanos é, na verdade, homenagear toda a sociedade”, disse o vereador Floriano Pesaro (PSDB), autor da iniciativa. “Quando desrespeitamos alguém por alguma opção por raça, cor ou credo, ou qualquer tipo de discriminação, nós atingimos a todos.”
Também esteve presente Vera Lúcia de Lucena Bussinger, Secretária Municipal de Participação e Parceria que fez questão de exaltar a importância da participação da comunidade negra no desenvolvimento de São Paulo. “São trabalhadores exemplares, pessoas que buscam cada vez mais a cultura da paz, que se preocupam efetivamente com o bem estar social e lutam, não só pelas suas reivindicações, mas pelas reivindicações de outros seguimentos”, elogiou. Vera Lúcia também lembrou os jovens negros assassinados recentemente na onda de violência da região metropolitana de São Paulo. “Gostaria de fazer um alerta pela paz, convidando as pessoas a se desarmarem, desarmarem o espírito, o coração e o preconceito”, destacou.
Compareceram ainda Antonio Carlos Arruda, Coordenador de Políticas para a População Negra e Indígena, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; e Cássio Rodrigo, Assessor de Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura.
Acesse o link abaixo e veja o filme Oficial do Evento.
O Centro Espírita Urubatan teve a honra de receber a visita do Babalaô Pai Cláudio de Oxalá, dirigente espiritual da ATUPO – Associação Templo de Umbanda Pai Oxalá (Braga/Portugal) em 12 de novembro de 2012.
Feita as devidas honras da casa, Mãe Mariusa de Yemanjá saudou o ilustre visitante, dando o enfoque para o trabalho maravilho que Pai Cláudio realiza em sua comunidade.
Disse Pai Cláudio – “Hoje a ATUPO conta com aproximadamente 85 pessoas, desde o corpo mediúnico, associados e trabalhadores, bem como um grupo de jovens (FATUPO). São atendidas em média 200 pessoas nos dias de atendimento.
O nosso Templo tem como objetivo não só a prestação da caridade e apoio social, mas também a doutrina espiritual, o estudo da religião, bem como a divulgação da Umbanda em Portugal, apresentando-se como uma religião espiritualista, aberta a todos sem preconceitos.”
Pai João D’Ogum, presidente do CEU, também fez sua saudação a Pai Cláudio, juntamente com todos os filhos da casa.
Foi uma noite memorável, de grande energia espiritual. Nesse momento Mãe Mariusa presenteou o nosso querido visitante com uma medalha de São Jorge, simbolizando assim o início de uma grande amizade.
A curimba do CEU homenageou Pai Cláudio com seguinte ponto:
“Seja bem vindo
Oh meu irmão
Venha com Deus
E com toda proteção
A casa é sua
Presença é boa
Filha de Fé
Oxalá que lhe abençoa”
Pai Cláudio foi convidado para participar de nossa prece de abertura, como também de nossa gira de caboclo.
“Leve o nosso abraço fraterno a todos os nossos irmãos em Portugal e que nosso Pai Oxalá e Mãe Yemanjá te acompanhem em sua viagem de volta” disse Mãe Mariusa de Yemanjá.
A Tenda de Umbanda Caboclo Pedra Branca, Xangô e Inhaçã, realizou em 27 de outubro de 2012, sua tradicional feijoada em prol do Lar Estrela Guia.
Representado o Centro Espírita Urubatan, estava presente no evento Pai João D'Ogum (presidente do CEU) onde levou um abraço solidário de toda comunidade da Aldeia de Urubatan.
"Realizações sociais são muito comuns nas comunidades umbandistas, porém lamentavelmente esses eventos não são divulgados para o público em geral. São ações como essa que elevam cada vez mais o nome de nossa querida Umbanda" comentou Pai João.
O Centro Espírita Urubatan parabeniza a todos os irmãos da Tenda de Umbanda Caboclo Pedra Branca, Xangô e Inhaçã pela realização do evento.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Convidamos a todos para esse dia de reflexão e celebração. A Sessão acontece no Auditório Prestes Maia, às 19:30, e contará com a presença de várias lideranças no Movimento Negro.
No dia 01.10.2012 - foi realizado festa em homenagem ao Orixá Xangô e como de costume foi distribuido a todos os presentes a comunhão de Xangô.
"Esse fundamento é realizado em nosso Templo desde a sua fundação, é um momento de grande emoção, pois simboliza a união do filho de Umbanda com a energia espiritual do Orixá Xango." - assim explicou Mãe Mariusa de Yemanjá - Diretora Espiritual do CEU.
Nossa festa contou com a presença de Pai Élcio de Oxalá (a voz da Umbanda) que com sua humildade e simpatia conquistou e encantou a todos os presentes. "Fomos todos agraciados com sua presença, pois o senhor é a história viva da nossa querida Umbanda" - disse Mãe Mariusa de Yemanjá.
Pai Élcio de Oxalá fez sua saudação a todos os presente e, participou de nossos trabalhos cantado diversos pontos de sua autoria, que são verdadeiros clássicos de nossa religião.
Pai João D'Ogum, foi aluno de Pai Élcio na primeiro Escola de Curimba de São Paulo, localizada na época no Bairro da Mooca - Rua Dom Bosco, 110. "Tudo que aprendi sobre pontos cantados, devo ao carinho de Pai Élcio, é uma honra ter sido seu aluno e privar hoje em dia de sua amizade" - disse Pai João D'Ogum - Presidente do CEU.
Recebemos também nesta data a visita de Pai João Alves (Pena Verde), que foi recepcionado com muito carinho e emoção por Pai João D'Ogum e por todos os presentes.
Pai João Alves foi o primeiro orientador espiritual de nosso presidente Pai João D'Ogum e a quase 30 anos os dois não se encontravam, porém graças a internet, esse encontro foi possível.
"Pai! agradeço a Deus a oportunidade de poder dizer que você foi muito importante no meu caminhar dentro da religião, seus ensinamentos ficaram guardados para sempre em comigo e eu tenho muito orgulho de ser seu filho, obrigado" disse muito emocionado Pai João D'Ogum.
Mãe Mariusa saudou os queridos amigos e entregou um ramalhete de flores a cada um dos visitantes como forma de agradecimento e carinho pela presença de ambos.
Um grupo de evangélicos está tirando doce de criança com uma mão para dar com a outra. A troca acontece em pleno Dia de São Cosme e São Damião, comemorado em 27 de setembro na cultura popular. E dentro da igreja Projeto Vida Nova, na Vila da Penha, onde os pastores “convidam” mil meninas e meninos a entregar-lhes os saquinhos que conseguiram na rua para receber outros, “abençoados por Deus”.
- É apenas um convite. Só entrega os doces quem quer. Geralmente, os saquinhos são queimados, representando fim de todo o mal que, por ventura, foi direcionado às crianças - avisa o pastor Isael Teixeira.
Leia mais - ACESSE:
Eu, vereador Floriano Pesaro, manifesto repúdio à manchete publicada
no jornal on-line D24AM no dia 10 de agosto, pela conotação
preconceituosa expressa no texto, com destaque parta o título
"Ex-secretário de Turismo é executado em terreiro de umbanda".
A
manchete é equivocada, na medida em que não resume o que, de fato,
ocorreu e, tão somente, mostra-se discriminatória, além de induzir o
leitor ao erro. O crime, na verdade, fora cometido quando a vítima
ainda estava dentro do carro, ao estacionar na rua do centro espírita
que frequentava.
Como servidor público há 17 anos, luto incansavelmente pela defesa dos
Direitos Humanos. Acredito que todo e qualquer tipo de atitude
discriminatória deve ser repudiada com veemência. Num país plural e democrático como o nosso não deve haver espaço para preconceitos de
nenhuma natureza, sobretudo religiosos.
Devemos, todos, nos manifestar contra esse tipo de atitude que desrespeita a liberdade de culto, cria animosidades e acirra diferenças e intolerâncias que um país como o Brasil - cuja marca
registrada é a diversidade - definitivamente não comporta.
Sem mais,
Atenciosamente,
Floriano Pesaro
sociólogo e vereador
O povo umbandista manifesta seu repúdio a manchete publicada no jornal eletrônio D24AM - pois nela está retratada a forma mais clássica de preconceito religioso.
O Centro Espírita Urubatan, através de seu presidente em exercício Sr. João Batista Dias, entrou em contato com o vereador Floriano Pesaro, que é extremamente intransigente diante das questões de discriminação e preconceito, pedindo seu total engajamento nessa questão.
"Nosso apelo ao Senhor Vereador é que a justiça seja feita, as noticias devem ser publicadas em sua forma verdadeira e não distorcidas, como o que ocorreu. O ser humano tem seus valores medidos pelo seu caráter e não por sua religião, cor da pele, opção sexual, nível de instrução ou condição financeira" disse Pai João D'Ogum - presidente do CEU.
Veja a matéria conforme sua publicação
A TV Record foi obrigada pela justiça a apresentar programa com direito de resposta por suas afirmações difamatórias contra as religiões Afro-brasileiras. As virtudes de uma pessoa não tem nenhuma relação com suas crenças.
Clique no ícone abaixo e veja o programa na íntegra.
A TV Globo em seus noticiários de 14 de junho, reconheceu seu erro na divulgação de uma noticia em que um falso pai de santo foi preso em Nilópolis (RJ) por extorquir " clientes" afirmando trazer a " pessoa amada" em 3 horas.
O Movimento da Juventude Umbandista, coordenado por Átila Alexandre Nunes, enviou ontem àquela emissora de TV, a nota abaixo:
Senhor Editor-Chefe de Jornalismo da Rede Globo de Televisão,
O noticiário de hoje aponta Edmar Santos de Araújo, o Pai Bruno da Pombagira, preso em Nilópolis (RJ) por extorsão, como " pai de santo". Ele não é e nunca foi diretor de culto umbandista. Não tem um centro com médiuns, nada. Trata-se apenas de um oportunista que se fazia passar por dirigente de centro.
Por isso, encarecemos, em nome do Movimento da Juventude Umbandista, que seja corrigida a divulgação, nominando o criminoso como falso pai de santo.
É assim que ocorre com os falsos médicos, pastores e padres, que se valem da ingenuidade e boa fé das pessoas.
Por último, lembro que não existe dentro do culto umbandista qualquer prática de trazer a "pessoa amada". Este não é o objetivo da nossa religião.
ÁTILA ALEXANDRE NUNES
Movimento da Juventude Umbandista
Guerra santa ou perseguição religiosa ao povo de tradição de terreiros, um vereador da cidade de São Vicente é contra a instalação de estátua de Iemanjá, protesto de várias entidades foram registra em repúdio a essa atitude do Edil de São Vicente. Pois o que era para divulgar a União e a Diversidade dos povos, virou uma guerra de poder. Manifesto foi feito em frente a Câmara Municipal, e tenha certeza que essa luta vai continuar a conclusão da instalação da Estátua de Iemanjá. Juntos somos mais fortes, vamos a essa luta juntos, clamamos a todos os nossos co-irmãos para juntos combater-mos esse preconceito, e que na hora do nosso VOTO, possamos votar em nosso povo do Asé.
O Pai Valter Guerreiro, convidou os Ministros Religiosos para uma Manifestação em frente a Câmara Municipal de São Vicente, tempo em que agradece a presença de todos que compareceram mesmo debaixo de um Sol de 40º; agradece a Mãe Dan, Pai Ailton Ti Ogun, Pai Gilberto Ti Osun, Mogba Gladston Ti Èrìnlè, Mãe Benedita, Pai Braz Ti Logun Edé, Bàbà Elesú – Marcos de Exú, Ogan Fernando Ti Aiyrá, Bàbà Lamartine Ti Aiyrá, Yá Nice de Osun, Iya Sonia Ti Osun, Pai Bomyare Ti Osun, Pai Djalma Ti Osun, Taunde e Sarah Ti Onira, aos filhos da Umbanda e do Candomblé de Nação, enfim a todos que compartilharam com suas presenças a este momento de fé e repúdio a Intolerância Religiosa.
Fonte: Bàbàlòrìsà Mogba Gladston Fenorixa
Acesse o link abaixo e assine você também!
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2012N25247
Comunicamos a grande família Umbandista que foi assinada e publicada hoje, 17 de maio de 2012, no Diário Oficial da União a Lei nº 12.644 que institui o DIA NACIONAL DA UMBANDA.
Presidência da República |
LEI Nº 12.644, DE 16 DE MAIO DE 2012.
Institui o Dia Nacional da Umbanda. |
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional da Umbanda, que será comemorado, anualmente, em 15 de novembro.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 16 de maio de 2012; 191o da Independência e 124o da República.
DILMA ROUSSEFF
Anna Maria Buarque de Hollanda
Luiza Helena de Bairros
Foi publicado em 30/12/2011 no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, decreto do Prefeito Sr. Eduardo Paes, declarando as festividades que cultuam Yemanjá nas praias da cidade como Patrimônio Cultural Carioca.
Clique na imagem e veja a matéria completa.
O Vereador Amarildo Aguiar (PV) em audiência pública realizada em 09/12/2011, doou seu automóvel avaliado no valor de R$ 85 mil para contribuir com a construção do Museu da Umbanda. Evangélico, o parlamentar fez anúncio em plenário lotado de fieis da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), ansiosos pela resolução do tombamento do solo sagrado onde Zélio Fernandino de Moraes - que também foi vereador daquela Casa nos anos de 1970 - anunciou a Umbanda, em 1908. Aguiar fez o manifesto após uma série de reclamações da mesa diretora por não ser recebida pela prefeita, Aparecida Panisset, e ressaltar que a CCIR tem buscado o diálogo desde o início da derrubada do imóvel. Nenhum outro vereador compareceu ao encontro.
Recrutamento de voluntários para Tratamento Gratuito
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, oferece vagas para voluntários nas seguintes áreas:
Fonte: Departamento de Imprensa da Unifesp e Serviços Social FUGSP
1 - Tratamento Homeopático para Dependentes de Álcool
O Departamento de Psicobiologia da Unifesp está realizando uma pesquisa com medicamento homeopático para o tratamento do alcoolismo.
Podem participar homens e mulheres dependentes de álcool com idade entre 18 e 65 anos.
Os interessados podem entrar em contato com a Enfermeira Fran, no telefone 2149-0161, ramal 262, de segunda a sexta feira, das 8h às 17h.
2 - Portadores de Galucoma
O Setor de Pesquisas Clínicas do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP recruta, urgentemente, pacientes portadores de glaucoma que não estão fazendo uso de medicamentos para a doença ou, então, utilizam apenas uma medicação.
Os interessados devem ligar para o Setor para agendar consulta com Sra. Luci ou Sra. Ana no telefone (11) 5572-6443.
3 - Dor em pacientes na pós-menopausa com fibromialgia
O Ambulatório da transição para a menopausa e pós-menopausa do Departamento de Ginecologia da Unifesp está recrutando mulheres para participar de uma pesquisa para verificar a dor em mulheres na menopausa, portadoras de fibromialgia.
As interessadas devem ter entre 45 e 60 anos, com pelo menos um ano no período da pós-menopausa, serem portadoras de fibromialgia e não praticarem nenhum tipo de exercício físico. Não serão aceitas mulheres que fazem uso de terapia hormonal, antidepressivos, antiinflamatórios, diabéticas, hipertensas e com insuficiência renal.
Serão selecionadas 60 mulheres e o prazo de inscrição se estende até o preenchimento das vagas. Informações pelos telefones:
(11)
3341-3608 ou pelo e-mail nelmamenezes@gmail.com, falar com Nelma Menezes.
4 - Menopausa e qualidade de sono
O departamento de Psicobiologia, da Unifesp, recruta mulheres, com idade entre 50 e 66 anos, que estejam na menopausa há pelo menos um ano e que apresentem insônia.
Elas participarão de pesquisa clínica com tratamento não farmacológico, aplicando técnicas de relaxamento, com o objetivo de
verificar, por meio de testes, a capacidade de memória e a qualidade do sono.
As interessadas não devem estar tomando medicamentos antidepressivos nem fazendo reposição hormonal.
Inscrições: (11) 2149-0162, das 8h às 17h.
5 - Efeitos de suplementos alimentartes em hipertensos
O Departamento de Medicina Translacional, da Unifesp, está recrutando voluntários para pesquisa sobre os efeitos de suplementos alimentares (aminoácido) na pressão arterial pós-exercício em indivíduos hipertensos.
Podem se candidatar às vagas homens hipertensos, com idade entre 30 e 55 anos, não fumantes, que não façam uso de nenhum tipo de suplemento alimentar, sem problemas ortopédicos e que não pratiquem exercícios físicos (sedentários). Serão realizados exames de sangue e avaliação física gratuitamente. Há 10 vagas disponíveis.
Inscrições: 5084-6836, ramal 27 (falar com Marcos Nascimento), das 8h
às 17h, ou pelo e-mail marcosanascimento@uol.com.br.
6 - Efeitos do exercício físico na altitude
O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício – CEPE, da Unifesp, recruta voluntários para avaliar a influência do exercício físico
sobre as funções cognitivas e o sono em pessoas expostas à altitude. Podem participar homens, com idade entre 20 e 30 anos, não fumantes e que sejam fisicamente ativos.
Inscrições: (13) 9723-2757 (falar com Valdir) ou aquino.lemos@unifesp.br.
7 - Pilates
A disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp está recrutando voluntários com dor no pescoço há mais de três meses para participar de um estudo sobre o método Pilates de exercício físico.
Os voluntários podem ser de ambos os sexos, ter entre 18 e 65 anos e ter disponibilidade de participar duas vezes por semana dos encontros. Não podem ser voluntários os portadores de Fibromialgia ou outras doenças musculares, deficiência visual ou auditiva que possam atrapalhar os exercícios, usuários de remédio contra dores com tratamento iniciado a menos de três meses.
Para os praticantes de atividades físicas, recomenda-se que participem apenas os que iniciaram atividade regular há, no mínimo, três meses.
Os interessados podem entrar em contato com Luciana Araújo nos telefones 6049-4514/ 5478-4476/ 3083-4798 ou no e-mail
lucianapilates@yahoo.com.br.
8 - Exercício e Fibromialgia
A disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp está recrutando voluntárias para participarem de pesquisa sobre exercícios e fibromialgia.
Podem participar da pesquisa mulheres com diagnóstico de fibromialgia do com idade entre 18 e 60 anos de idades e que saibam nadar. Estão disponíveis 30 vagas para o estudo.
Os encontros acontecerão 3 vezes por semana, por um período de 12 semanas. As interessadas deverão entrar em contato com Giovana Fernandes, pelo telefone 11-8498-7581.
9 - Tratamento de Afta Recorrente
O Ambulatório de Estomatologia, do Departamento de Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço da Unifesp, recruta homens e
mulheres, com idade acima de 18 anos, para participar de uma pesquisa sobre tratamento de afta recorrente.
Os interessados poderão entrar em contato para agendar consulta no telefone (11) 5084-9965 ou por e-mail estomatologia@unifesp.br
10 - Tratamento de Insônia
O Departamento de Psicobiologia, da Unifesp, recrutas voluntários, com idade entre 20 e 64 anos, que tenham dificuldades em dormir, para estudo com o objetivo de tratar a insônia.
O voluntário realizará exames de sono, responderá a alguns questionários e fará exame laboratorial. O tempo de duração do estudo
será de cerca de dois meses e, durante este período, ele deverá comparecer ao centro de pesquisa para quatro visitas.
Inscrições:(11) 5908-7094 / 7344 / 7121 (horário comercial)
11 - Orientação para pais de jovens usuários de drogas
A Unidade de Dependência de Drogas da Unifesp oferece 70 vagas no Ambulatório de Orientação aos Pais de Jovens entre 12 e 25 anos que consumam álcool em excesso ou qualquer outro tipo de droga, mesmo que não sejam dependentes. O ambulatório oferece oito sessões semanais gratuitas às quintas feiras, em horário comercial.
A tendência, na maioria dos casos, é a negação do uso de drogas dos filhos e a demora para a procura de ajuda. O sentimento de culpa, em muitos casos, impossibilita a busca por ajuda. Isso torna a situação insustentável e com pior prognóstico.
Alguns atendimentos já realizados pelo grupo indicam que a recuperação dos jovens está diretamente ligada à rapidez com que os pais
reconhecem o problema e procuram o tratamento para os filhos.
Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 5549-2500. O serviço está localizado na Unidade de Dependência de Drogas - Uded, na Rua Napoleão de Barros, 1038, próximo ao metrô Santa Cruz.
6º Edição da Umbanda Fest é realizada no Teatro Municipal de Bauru - SP enfatizou Celebração à diversidade religiosa e cultural brasileira. O Ministério da Cultura concedu ao evento em 2008 o título de "Maior Festival Alusivo à Cultura Afro-Brasileira".
O tema adotado para Umbanda Fest 2011 foi "UM CANTO PELA PAZ" como forma de estimular a tolerância entre as diversas forma de fé religiosa.
O Evento contou com a participação de grupos católicos, espíritas, evangélicos, budistas além dos grupos umbandistas.
Matéria publicada no JCNET de Bauru em 28.11.2011 fonte - http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=218583 |
Atenção Irmãos Umbandistas!
Participem da 2ª SEMANA DA UMBANDA, confira data, local e horário dos eventos.
15/11/2011 - 09:00HS - terça-feira
Gira de Caboclos - Abertura
Local -
Clube da Mooca - Ginásio
Rua Taquari, 635 – SP
16/11/2011 - 19:00HS – quarta-feira
Diálogo Inter-Religioso " Umbanda por uma cultura de Paz"
Local - Câmara Municipal de São Paulo - Auditório Sérgio Vieira de Melo Viaduto Jacareí, n° 100 - 1° subsolo - Bela Vista - SP.
17/11/2011 - 19:00HS - quinta-feira
Sessão Solene em Comemoração a Lei 15.323/2010 - Dia da Umbanda e do Umbandista de SP.
Local - Câmara Municipal de São Paulo - Salão Nobre Viaduto Jacareí, n° 100 - 8° andar - Bela Vista - SP
18/11/2011 - 19:30HS - sexta-feira
Círculo de Palestras
Local - Associação Paulista de Umbanda - Casa Iemanjá Rua Engº Guilherme C. Frender, 512 – Jardim Aricanduva - SP
19/11/2011 - 13:00HS - sábado
Palestra Crianças na Umbanda
Local - Câmara Municipal de São Paulo - Auditório Prestes Maia Viaduto Jacareí, nº 100 - 1° andar - Bela Vista - SP
20/11/2011 - 13:00HS - domingo
Virada do Tambor
Local - Clube da Mooca - Ginásio
Rua Taquari, 635 – SP
Caminhada Contra Intolerância Religiosa - Dia 15 de novembro de 2011
O encontro será no vão livre do MASP - Av. Paulista - às 13 horas
Participe do manifesto contra intolerância religiosa, a favor da liberdade de expressão e a favor de nossas crenças e doutrinas.
Realização: Grupo Guerreiros do Axé - Movimento Chega - ABRATU
A luta da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa pela preservação da história da umbanda em São Gonçalo, município onde nasceu a religião, deu um passo decisivo ontem. Após quatro dias de tentativas, as portas da prefeitura da cidade se abriram para os religiosos.
No encontro com o chefe de gabinete da prefeita Aparecida Panisset, Eugênio Abreu, foi protocolado um documento pedindo tombamento do solo onde ficava a casa considerada berço da umbanda, vendida e demolida para a construção de uma loja. No local, foi realizada a sessão que fundou a religião, liderada pelo médium Zélio de Moraes, em 1908. Hoje, só há escombros do pequeno imóvel localizado na rua Floriano Peixoto, em Neves.
— Se você derruba o imóvel, ele pode ser reconstruído. A secretaria da Presidência da República se comprometeu, caso a prefeita ceda, articular a formação do Museu da Umbanda junto ao Ministério da Cultura — disse o babalaô Ivanir dos Santos.
A umbanda é um retrato da alma brasileira, e seu patrimônio deve ser muito bem cuidado porque é parte da riqueza cultural do Brasil. Essa é a opinião do teólogo e pastor presbiteriano da Igreja Reformada Ecumênica, Alexandre Marques:
— A umbanda é uma religião de profunda tolerância por ser, sobretudo, ecumênica. Em seus templos, há imagens de Jesus, respeito à Bíblia, às tradições do Nordeste. É uma religião que consegue congregar elementos diversos, justamente porque representa um retrato da alma brasileira. Nosso povo é profundamente mestiço e congregador.
Lição de democracia
Para o pastor, o respeito às tradições e a capacidade de diálogo e tolerância com as religiões são atos que preservam o espírito democrático do país inteiro:
— Todo o patrimônio religioso deve ser respeitado como monumento. Cada templo é uma referência porque mostra raízes distintas, mas que enriquecem o povo inteiro. Seja um centro espírita, uma catedral católica, uma igreja evangélica, um terreiro de candomblé.
Átila Nunes e Átila Nunes Neto
Assim que surgiu o noticiário sobre a demolição da casa onde nasceu a Umbanda, no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, conversei com o Secretário de Obras daquela Prefeitura, Valmir Barros.
Aquele imóvel, onde nasceu a Umbanda, hoje é de propriedade de Verônica Matta da Silva Costa, tendo dado entrada do pedido de licença em 13 de abril deste ano.
A licença para demolição foi concedida pela prefeita Aparecida Panisset e a construção de um galpão, no lugar do berço da Umbanda, teve início no último dia 6 de julho.
Esse episódio encerra várias lições para todos nós, umbandistas.
Existem dezenas de terreiros de Umbanda e Candomblé que têm história. E que devem ser preservados, não pelo simples fato de serem terreiros, mas sobretudo, pelo seu significado cultural.
O maior exemplo de preservação de templos históricos vem da Igreja Católica, que – com a ajuda governamental – mantém intactas igrejas centenárias, algumas tombadas e reconhecidas como patrimônio mundial pela Unesco.
Em todo o Brasil, temos terreiros que são conhecidos por denominações diversas: Umbanda, Candomblé, Catimbó, Xangô, Batuque, Jurema etc, conforme o Estado de origem.
Alguns têm quase 100 anos. E devem ser preservados através de um movimento que parta de nossos irmãos em cada estado brasileiro. Como foi a Casa de Menininha do Gantois, na Bahia.
De quem é a responsabilidade nesse episódio de São Gonçalo, em que o centro onde Zélio de Moraes anunciou a criação da Umbanda, foi demolido em abril deste ano?
Vamos aos fatos. E fatos não são opiniões. Fatos são fatos. São inquestionáveis. Aconteceram.
É óbvio que a prefeita evangélica de São Gonçalo, Aparecida Panisset, (que está no segundo mandato), SABIA SIM, que ali era um casarão, onde nasceu a Umbanda, em 1908. Afinal, ela é professora de História.
Ou alguém acha que o prefeito de uma cidade não sabe onde se encontram os mais importantes templos religiosos de seu município?
É zero a possibilidade da prefeita evangélica Aparecida Panisset ignorar que ali era o berço da Umbanda. É CLARO QUE ELA SABIA que ali existia um patrimônio cultural-religioso a ser preservado.
Se tivesse agido como prefeita, como administradora, E NÃO COMO EVANGÉLICA RADICAL, teria decretado o tombamento da casa onde Zélio anunciou a Umbanda.
Dá para imaginar que o prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, desconheça a importância da Igreja da Candelária?
Ou que o prefeito de Salvador ignore a importância da casa de Mãe Meninha do Gantois (que aliás, foi tombada pelo Ministério da Cultura e pelo Iphan)?
Dá para imaginar que o prefeito de São Paulo, ignore a importância da Catedral da Sé?
É óbvio que a prefeita Aparecida Panisset, conhecida pela sua posição religiosa radical, com origem na Igreja Nova Vida (neopentecostal) dificilmente moveria uma palha para desapropriar aquele imóvel, salvando-o da demolição.
A mídia daquela cidade tem denunciado os benefícios governamentais da Panisset destinados aos neopentecostais gonçalenses: igrejas, funcionários, carros e contratação de religiosos.
No seu primeiro ano de governo, segundo a imprensa, Aparecida Panisset ameaçou proibir a tradicional procissão e o tapete de sal de Corpus Christi, tradições católicas.
Numa longa entrevista ao jornal Extra (RJ), Aparecida Panisset se apresenta quase como uma personagem bíblica quando fala de si por meio de parábolas.
A prefeita de São Gonçalo, contudo, não é mais importante do que a Umbanda.
Não será pela omissão criminosa da prefeita Aparecida Panisset, que poderia ter impedido a demolição do primeiro imóvel da Umbanda através de um simples decreto de tombamento, que nossa religião deixará de avançar.
Pelo contrário, esse ato covarde só nos anima a avançar mais ainda.
Nenhuma outra religião no Brasil foi mais perseguida, humilhada, vilipendiada e agredida do que a Umbanda. Nenhuma!
Primeiro, foram os colonizadores que impingiram o sincretismo religioso aos escravos.
Depois, vieram as proibições aos cultos, que partiam de ordens das autoridades, chegando ao cúmulo das invasões pela policia dos terreiros, com médiuns presos, atabaques e símbolos religiosos destruídos.
Depois, na década de 80, grupos de ditos neopentecostais, na verdade, membros de seitas eletrônicas, fizeram de tudo para destruir a Umbanda, notadamente no Rio de Janeiro. A certeza de que seriam vitoriosos era tão grande, que partiram para cima da Igreja Católica, chegando a exibir na TV imagens de "bispos" chutando a imagem de Nossa Senhora da Aparecida.
Não conseguiram nos destruir. Não fecharam os terreiros. Não calaram nossos atabaques.
A Umbanda continua. Sem dízimo. Sem recursos. Sem emissoras de Rádio e TV. Sem ajuda do governo. Nada. Continua graças à fé nos espíritos de luz.
Por isso, a demolição da casa onde Zélio de Moraes anunciou a Umbanda, é apenas mais um episódio – doloroso, é verdade – na caminhada da nossa religião.
Daqui a um ano, a hoje prefeita Aparecida Panisset deixará a prefeitura de São Gonçalo. Pode até conquistar um ou outro cargo político. Mas, seu destino final está traçado: o ostracismo, o mais absoluto esquecimento.
Daqui a mais alguns anos, ninguém se lembrará de quem foi Aparecida Panisset. Em São Gonçalo, um ou outro se lembrará da ex-prefeita. Não deixará boas lembranças. Nenhum legado administrativo. Ou grande obra. Nada.
Ninguém no Estado Rio de Janeiro, e muito menos do Brasil, se lembrará de uma prefeita, que num dos municípios com maior desigualdade social do Estado do Rio de Janeiro, foi denunciada por proibir a procissão de Corpus Christi e demolir a primeira casa de Umbanda.
Aparecida Panisset desaparecerá no resíduo da História.
A Procissão de Corpus Christi e a Umbanda continuarão vivas. Vivas na memória e nos corações dos brasileiros.
UMBANDA UNIDA, UMBANDA FORTE!
Átila Nunes e Átila Nunes Neto
A derrubada da casa já provoca polêmica. A ONG Projeto Legal irá pedir ao Ministério Público estadual que seja instaurado um inquérito civil público para apurar a responsabilidade do dano ao patrimônio histórico. Militantes de movimentos em favor da liberdade religiosa irão se reunir, às 14h desta quarta-feira, para um abraço simbólico à casa. Já a prefeita Aparecida Panisset, que é evangélica, não se pronunciou sobre o caso.
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Não houve tempo para o tombamento histórico da casa centenária onde a umbanda foi criada. A fachada do imóvel começou a ser destruída nesta segunda-feira à tarde. A previsão é que a residência vá abaixo até sexta-feira, de acordo com a previsão do mestre de obras Gilson Derbui, de 54 anos, que trabalha no terreno há quatro meses.
No local que foi o berço mundial da umbanda, será construída uma loja de alumínio. A prefeita Aparecida Panisset, que poderia desapropriar o imóvel para fins culturais, participou da inauguração da UPA, ao lado do governador Sérgio Cabral. Questionada, não se manifestou sobre o assunto.
Tudo acabou
O terreiro de Zélio de Moraes — que recebeu o nome de Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade — funcionou por pouco anos em São Gonçalo. Os primeiros umbandistas mudaram-se logo para o Rio de Janeiro.
Primeiro, o centro funcionou na Rua Borja Castro, na Praça Quinze. A rua foi extinta, na década de 1950, para a construção da Perimetral. Dali, foram para a Avenida Presidente Vargas. O imóvel também foi demolido, dessa vez para dar lugar ao Terminal Rodoviário da Central do Brasil.
Uma nova mudança e mais uma demolição. A casa 59 da Rua Dom Gerardo, em frente ao mosteiro de São Bento, virou um estacionamento.
— Tudo acabou, eram prédios muito antigos. Lamento que o último registro também vai desaparecer. Mas o mais importante é que os ensinamentos do meu avô se perpetuem — pediu a neta de Zélio, Lygia Cunha, que hoje preside a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade. O terreiro agora funciona em uma sede própria, em Cachoeiras de Macacu, no interior do estado.
Capela de São Pedro
Antes de ser vendida, a casa onde nasceu a Umbanda abrigou uma capela católica. A última moradora do imóvel, uma descendente de Zélio que é muito católica, cedeu o espaço para os devotos. Quem administra a igrejinha — que também mudou de endereço — é dona Geraldina dos Santos, de 74 anos.
— Não tenho preconceito, não. Todos somos filhos de Deus. Se a religião nasceu lá, a casa devia ser preservada. É importante — disse.